A formação ministrada pela Índice tem como público-alvo ativos empregados e desempregados, com diversos níveis de habilitações literárias e em diversas áreas de formação.
Esta é realizada de acordo com os requisitos de certificação da DGERT - Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, a qual reconheceu a qualidade da oferta formativa da Índice em variadas áreas de educação e formação.
A Índice presta serviços de formação nas seguintes tipologias de intervenção:
- Qualificação Inicial – formação inicial de longa duração que tem como objetivo a elevação da qualificação escolar e profissional dos jovens, promovendo a sua empregabilidade.
- Aprendizagem ao Longo da Vida – formação inicial e de aperfeiçoamento de curta ou longa duração, com o objetivo da elevação da qualificação escolar e/ou profissional dos adultos, contribuindo para o desenvolvimento de competências críticas à modernização económica e empresarial e para a adaptabilidade dos trabalhadores.
- Gestão e Aperfeiçoamento Profissional – formação e formação-ação com momentos de consultoria individualizada, na qual a Índice realiza processos de modernização organizacional, reestruturações e reconversões produtivas que visam a promoção da capacidade de inovação, gestão e modernização das empresas e outras entidades.
- Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social – formação de aperfeiçoamento que tem como objetivo criar condições de maior equidade social no acesso a direitos de participação cívica, à qualificação e educação e ao mercado de trabalho. Através desta formação, a Índice define também planos de ação com vista à melhoria das condições de iniquidade identificadas nas entidades.
- Igualdade de Género – formação e formação-consultoria de aperfeiçoamento para ativos que visa a promoção da igualdade de género e oportunidades; a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal; a prevenção da violência e do tráfico de seres humanos.
Os conteúdos programáticos são definidos de acordo com a legislação aplicável e lacunas formativas do público-alvo, ou seja, é promovida a realização de formação à medida das necessidades. A metodologia de formação utilizada é ativa, centrada no participante e faz uso de recursos e materiais pedagógicos dinâmicos que permitem a aquisição de conhecimentos e aperfeiçoamento das competências do público-alvo.
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